VOCAÇÃO
O que realmente significa vocação?
A origem da palavra “vocação”: ela vem do verbo latino“vocare”, que quer dizer “chamar”. A vocação é, portanto, um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre umchamado de Deus para alguma coisa.
A pessoa chamada se sente atraída para aquilo que é chamada, o chamado é como uma voz que ressoa suave e insistentemente aos nossos ouvidos. É como uma idéia que insiste em permanecer, mesmo quando queremos descartá-la. Lembrando sempre que a vocação tem sempre a dimensão do serviço, da doação ao outro.
Leigos: Leigos são todos os cristãos, que como batizados têm a missão de anunciar Jesus Cristo: São pessoas consagradas e não que trabalham na construção do reino de Deus.Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deus lhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação da liturgia, etc. O leigo representa a Igreja no coração do mundo.
Religiosa: Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas do meio do povo para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se a Ele através dos Conselhos Evangélicos também conhecidos como votos religiosos: de castidade, pobreza e obediência, além de outros específicos de cada congregação. Através do voto o(a) religioso(a) faz uma oferenda de si mesmo a Deus.
Sacerdotal: O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus que é exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o grande mediador entre Deus e o povo. Seu papel é dar continuidade à missão de Jesus Cristo, Cabeça da Igreja.Existem 2 tipos de padres: os religiosos, que além de exercerem o ministério paroquial, assumem também o carisma de sua congregação e vivem em fraternidade; e os diocesanos, que não pertencem a nenhuma congregação religiosa e devem obediência somente ao bispo diocesano.
Matrimonial(Familiar): O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São 2 filhos de Deus que se entregam um ao outro, para que um seja do outro e para o outro. Quando a família vive verdadeiramente o amor está correspondendo ao amor de Deus, está educando os filhos nesse amor e está dando exemplo de fidelidade a Deus .
Nenhum comentário:
Postar um comentário